Egocentrismo Cristao

9 de jun. de 2012


"Nossa...que noite fria...mas vamos la..."

O tema que vou abordar anda me incomodado de maneira tal, que pego diariamente me auto-analisando, sobre o que seria ser um "EGOCÊNTRICO CRISTÃO", e se tenho tido tal pratica, mas para que possamos refletir sobre esse tema, preciso primeiro definir pra você leitor, o que seria essa tal palavra.

Egocentrismo é a característica que define as personalidades que consideram que tudo gira ao seu redor. Ou melhor dizendo, é a qualidade da personalidade humana que remete ao indivíduo que prioriza a si (seus desejos, pensamentos e necessidades) diante da realidade, tornando-se imersos em uma fantasia apropriada a esse padrão de aceitação e não enxergando a realidade da vida social e das necessidades de outros indivíduos em relação as suas.

Mas o que isso tem haver com a nossa realidade cristã?

A décadas o cristianismo brasileiro e em alguns países do mundo vem caminhando para essa palavrinha chata que acabamos de mencionar acima, as igrejas estão doutrinando novas gerações ao mundanismo das grandiosidades ( tema de um dos primeiros posts no meu blog), e isso implica diretamente na realidade crista que estamos vivendo, onde a prioridade esta na igreja local e não no social coletivo, onde crescer em números, ter a maior igreja, comportar o maior numero de pessoas esta inteiramente ligada ao projeto supremo de Deus, mas na verdade esta caminhando para uma falsa religiosidade, onde quem se beneficia de tudo isso é a igreja local, tendo fartura em seus celeiros, prospera e etc e tal. Seus desejos próprios vem sucumbindo a historia crista iniciada no seculo passado por grandes nomes como Lutero, anos depois Martin Luther king, João Calvino entre outros centenas.

O Egocentrismo Cristão tem levado muitas igrejas a ruína espiritual, e continuara levando muitas outras dai pra frente se continuarmos nessa teologia barata, sem fundamento histórico e sem base bíblica, vejo a igreja de hoje se importando em achar bases bíblicas pra muitas coisas, mas parou de ver o obvio, que é a necessidade básica do ser humano, cada dia mais as igrejas esperam pelas vidas se achegarem a ela, como que para se achegar a Deus, essas mesmas vidas dependesse único e exclusivamente dela(igreja). Mas se esqueceu que o IDE só se faz da porta pra fora de uma igreja e não da porta pra dentro. Perdemos a historia e agora estamos perdendo cada dia mais o foco...e não muito em breve perderemos a vida, por desperdiçar tempo com o que não vale de nada.

É tempo de despertarmos.


'A igreja deve atrair pela diferença e não pela igualdade.'         Charles Haddon Spurgeon.

_________________________________________________________________________________
Donruy é madrugador, só escreve de madrugada com sua esposa ao lado na cama, não é critico mas critica, não é chato mas chateia, mas na verdade, ele só quer ver as coisas andarem...

0 comentários: