Sexo antes do casamento é pecado?????

3 de fev. de 2011




Pastor, sexo antes do casamento é pecado?”. Se você é um sacerdote ou um líder, esta é uma das perguntas que você mais ouve quando está no meio de jovens. Obviamente, a grande maioria responde: “sim, é pecado”. E eu, o que penso sobre o tema? Bem...

Eu penso que a igreja trata a questão como se ela não existisse, quase com desdém. O “problema” só se materializa quando aquele casalzinho que senta lá no canto, acompanhado ou não da família, procura no gabinete pastoral para informar-nos que, em 9 meses, teremos mais um membro para ser batizado na família de Deus! Aleluia!...

A verdade é que a igreja, normalmente, faz vista grossa para essa questão. O casal está ali, juntinho, namorando e, se não der bobeira, se transar com camisinha, se fizer tudo direitinho, não vai ser muito incomodado pela ortodoxia doutrinária vigente. Aqui, ali, terá de ouvir coisas do tipo: “fornicação é pecado”; “quem transar antes de casar perde a benção de Deus”; “masturbação entristece o Espírito”; e por aí vai... Ora, isso tudo, com um pouco de cinismo e cara de pau, dá para ir levando. Dá?...

Agora, quando a “bomba” explode, e o bebê está a caminho, aí a coisa muda de figura, pois todo mundo fica furioso, sobretudo a “fariseada”. Engravidou, tem que casar! Será?... O casalzinho, coitado, será exposto aos extremos, execrado, em alguns casos, ficará afastado temporariamente da Ceia, ou, em outros, submetido a uma “disciplina” maluca qualquer. Quase certamente, sofrerá muito mais do que seria preciso, contudo se tornará um “exemplo” para todos!

Ora, em tais situações, as conseqüências, obviamente, virão em curtíssimo prazo, pois, sem apoio da comunidade, sem orientação e, em muitas situações, sem a ajuda da própria família, o jovem casal, sem qualquer preparo para a vida conjugal, estará separado em 1 ou 2 anos no máximo.

Quer falar sério sobre o tema? Quer tratar a situação com coragem? Então vamos às Escrituras. Qual o padrão bíblico para casamento? Vou simplificar: deixar pai e mãe, ou seja, possuir capacidade de romper os vínculos emocionais e financeiros com a família; voto público, que é assumir para a sociedade, seja pela via do casamento civil ou do religioso, que os dois passam a constituir uma família, com todas as implicações vigentes; e, finalmente, manter relação sexual.

Nos dias de Isaque e Rebeca a coisa era assim, muito simples. O garoto começava a se coçar demais, olhava as cabras de forma estranha, e aí o Pai, macaco-velho, dizia: “este menino está precisando casar”. Arrumava-se uma noiva, da parentela mesmo ou da vizinhança, desde que fosse da mesma fé, o pai doava ao filho um pedaço de terra, meia dúzia de cabras, uma vaca leiteira e pronto! O sujeito entrava na cabana com sua “gazela” e estava tudo consumado. Que benção!

E como é hoje? O menino e a menina chegam aos 15, 16, 17 anos e começam a namorar.  Estão terminando o ensino médio e ainda terão pela frente o vestibular e 4 ou 5 anos de faculdade.  Vencida esta etapa precisarão trabalhar, conseguir um bom emprego. Em seguida, vão comprar um carro legal, depois o apartamento financiado e, só então, poderão pensar em se casar. E olha que eu estou falando de jovens cristãos sérios, que começaram a namorar com o propósito de, um dia, se casarem. Mas, convenhamos, eles são à exceção da exceção da exceção! 
E mesmo sendo a exceção da exceção, deixa de lado as bencaos de Deus que vem atraves do matrimonio para ficarem se pegando dentro de seus carros , lugares e/ou em viagens familiares onde nao serao vistos ou recriminados por seus abracos e apertos  calorosos fora do convivio e olhares dos irmaos

Ora, eu sei, por experiência, que a grande maioria da meninada quer é curtir a vida, “ficar” bem muito ao invés de namorar, que dá muito mais trabalho, transar o tanto que puder, pois muitas relações darão mais experiência – trágico equívoco – e, só quando se estiver chegando na casa dos 30 é que começarão a desacelerar o “motor” para pensar em constituir algo sério, ou seja, casar.

Agora, uma questão: pensando no primeiro exemplo, o do jovem casal cristão sério, que começou a namorar cedinho, o que eles farão para segurar os hormônios nesta sociedade erotizada na qual vivemos, onde propaganda de pneu tem mulher pelada? Me responda mesmo: dos 15 até chegarem aos 30 anos, quando estarão em condições, dentro dos padrões estabelecidos em nossa cultura, para se casar, como eles lidarão com estas questões? Vão jejuar e orar? Ora meu mano, faça-me o favor... Você fez isso?kkkkk

Aí vem a igreja, e seus ilustres representantes, naquela santidade medieval, e diz para o casalzinho: “olha, vocês devem se guardar um para o outro. Sexo antes do casamento é pecado, viu?”. E fica a meninada com a pulha na cabeça: transar ou não transar, eis a questão! E ainda tem umas almas sebosas que dizem: “quem estiver abrasado, então que se case”. Ótima solução! Quero eu lhe dizer que o sujeito não está abrasado não, ele está em chamas já há muito tempo! Isso é que é fogo!eita

Na verdade, em determinadas circunstâncias, só existem dois caminhos: eu sei o que estou afirmando: ou o cara deixa a namorada “em paz” e vai para a internet ver sacanagem de todo tipo e, como o pecado só se aprofunda, pois “um abismo chama outro abismo”, mais cedo ou mais tarde ele estará com prostitutas em sua cama, ou vai transar com a “irmãzinha” e ficarão os dois num complexo de culpa sem fim, pois recairá sobre eles toda a ortodoxia protestante dogmática e fundamentalista pregada e inoculada em suas mentes durante anos. Estou exagerando?!

Alegre-se, jovem, na sua mocidade! Seja feliz o seu coração nos dias da sua juventude! Siga por onde seu coração mandar, até onde a sua vista alcançar; mas saiba que por todas essas coisas Deus o trará a julgamento”. Ec. 11:9.

Estou eu aqui aconselhando os casais de namorados a transar? Não coloquem palavras em minha boca! Sou defensor de uma teologia liberal e por isso não levo em consideração os preceitos de santidade das Escrituras? Vocês não me conhecem para afirmar isto. Então, o que estou querendo dizer, afinal? Duas coisas: discernirmos o tempo em que vivemos, com todas as suas idiossincrasias, e investirmos na formação de uma geração que tenha uma consciência compatível com o Espírito do Evangelho. O mais, queira me desculpar, é tapar o sol com a peneira, é tratar da conseqüência, e não da causa, é jogar o “lixo” para debaixo do tapete.
 
O texto de Eclesiastes nos dá uma dica do que podemos fazer! Ensinar os jovens! Podemos dizer-lhes “façam suas escolhas, tracem seus caminhos, sigam suas rotas, construam seus mapas, aproveitem a vida! Mas saibam: tudo na existência humana tem conseqüência, pois há um princípio bíblico que afirma que aquilo que o homem semear, isto também ceifará”. Fato é que Deus criou o sexo e o casamento com um propósito e, só imersos em Sua vontade, nos realizaremos em nossa sexualidade e conjugalidade.

Olha moçada, namorar com 10, 20, 30 pessoas diluirá sua alma, banalizará em seu coração o significado de relacionamento, tornará o sexo coisa trivial e não aquilo para o qual ele foi concebido. Você perderá todas as referências sobre lealdade, amizade, cumplicidade e, dificilmente, será capaz de construir uma família sadia, um casamento bem sucedido, uma relação para toda a vida, pois a frase “que seja eterno enquanto dure”, fica linda do ponto de vista da poesia, mas, existencialmente falando, é um desastre sem precedentes. 


Sei que este é um tema que ninguém quer tratar, ou escrever, pois é “nitroglicerina” pura! Comentei com um amigo que me disse: “tu vais mexer nisso?”. Eis aí um de nossos problemas: evitar lidar com o que está diante de nossos olhos! A igreja, no que diz respeito a estas questões sexuais, e olha que eu estou só levantando a ponta do iceberg, prefere coar o mosquito e engolir o tiranossauro rex, é viver no “faz de conta”.

Se eu tenho a solução? Ora, isso é um problema que cada um deve lidar, pois cada um construirá na terra seu caminho com Deus e isso conforme sua própria consciência. Fico impressionado como crente gosta de fórmulas feitas para resolver suas questiúnculas. Agora, quanto a mim, perdoem-me a sinceridade, prefiro engolir o mosquito e, de preferência, com Coca-Cola.

Genizah - pra todos

6 comentários:

Unknown disse...

Eita Deus q verdade mais interessante!!! rsrs!!Há ainda aqueles Ministros q se casam com moças jovens e belas pq simplesmente resolveram se separar estavam infelizes tadinhos eles podem mudar de esposa ora essa pq não?Deus fala o q mesmo sobre o divorcio ?Mulheres q resolvem fundar seu proprio ministério por insatisfação pode se servir a Deus de muitas maneiras a Palavra de Deus agora é adaptável? e pior ainda vai em uma das mais importantes emissoras de televisão do País envergonhar todo povo evangélico quando ao ser questionada sobre questões básicas em uma denominação como o batismo disse coisa com coisa mais lá estava o grande lindo e culto Pe Fábio de Mello pra responder com diligencia e dividir o palco com ela em seguida em uma de suas canções. É trágico!Há aqueles ministros ainda q se esqueceram dos frutos do espirito e se digladiam com difamação um ao outro, podem e podem. E podem causar escandalos? .
Ninguém pode ser rotulado pela fé que professa ou pela falta dela.
As pessoas que se convertem (verdadeiramente) são calmas, confiáveis, amáveis, sinceras, tolerantes e amorosas. Pois o fruto de uma genuina conversão pode ser percebida por esses atributos:
Amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

FORRÓ COM FÉ disse...

iniciativas de mostrar algo que muitas igrejas ja deviam ter falado nos pulpitos continue com essa iniciativa

Unknown disse...

Meu comentário foi feito no lugar errado, mas serve....era para ser neste espaço. Parabéns pelo blog; está mto legal, jovem e criativo....

JR disse...

Olá gostaria que vc desse sua opinião numa visão biblica se possivel...
Eu era ministro de louvor em uma igreja e lá conheci uma menina e logo fomos namorar depois de um tempo acabamos transando e ela engravido!!! meu pastor tiro eu do grupo de louvor e ela do ministério de crianças até que possamos casar.Porém tem um problema ela tem 15 anos e ainda não pode casar só se for emancipada e eu sofro demais não podendo tocar a ponto de ficar revoltado e não querer mais ir na igreja sinto muita falta de ministrar agora graças a Deus estou indo na igreja tudo... a só pra relatar aqui eu tenho 16 anos e ela 15 anos o que vc acha sobre essa situação??? abraço fica com Deus

DonRuy disse...

Ola JR...

Bom...primeiramente gostaria de agradecer ao seu comentario e ate mesmo a sua sinceridade em relatar algo da sua vida pessoal e ministerial.

Mas vamos la..esse assunto é muito serio...porque como voce..varios outros jovens e adolescentes tem passado por isso dentro das igrejas...a sexualidade tem sido uma arma letal que satanas tem usado dentro da igreja para tirar a comunhao nossa com o nosso Deus.

Mas como Homem de Deus eu nao posso deixa de me pronunciar em meio a esse comentario (texto) que voce escreveu...ainda mais a oportunidade que voce me deu de expressar o que eu acho dessa situacao...entao eu colocarei alguns pontos e espero poder ajuda-los com o meu parecer.

1° ponto: Eu era ministro de louvor em uma igreja e lá conheci uma menina e logo fomos namorar depois de um tempo acabamos transando e ela engravido!!!
- JR...fico ate constrangido com esse primeiro ponto...cara..nao tem nem o que eu comentar aqui...kkkkk...tu meteu o pé na jaca sem ao menos se precaver com o uso da camisinha...poxa mano...nem vou falar o que a biblia diz sobre fornicacao..pq nao era nem pra vc ter feito..mas vou levar em conta sua condicao como homem...e vc falhou mano...vc tinha q pelo menos ter usado camisinha..no minimo...mas vamos proceguir.

2°Ponto: meu pastor tiro eu do grupo de louvor e ela do ministério de crianças até que possamos casar.
Jr...eu nao sou conservador amigo..mas é o minimo que seu pastor podia ter feito é ter tirado vc e ela de suas atividades..e umas chineladas na sua bunda tbm seriam fundamentais...kkk...cara..que tipo de exemplo voce seria continuando nas suas atividades ministeriais?como a sua igreja seria vista pela sociedade apos aceitar um erro ao invez de corrigi-lo?pq vc nao pensou em seu ministerio antes de transar com sua namorada? lembre-se amigo..todo erro tem sua consequencia..toda acao gera uma reacao...e isso apenas faz parte do processo.

3° Ponto: Porém tem um problema ela tem 15 anos e ainda não pode casar só se for emancipada e eu sofro demais não podendo tocar a ponto de ficar revoltado e não querer mais ir na igreja sinto muita falta de ministrar agora graças a Deus estou indo na igreja tudo...a só pra relatar aqui eu tenho 16 anos e ela 15 anos.
JR..se ta de sacanagem comigo né..kkk...mano..ela ainda nao tem noçao nenhuma de uma vida de mulher..dona de casa..essas coisas...é claro que ela é nova pra casa..nao sou favoravel ao casamento nao...e vc tbm nao tem nocao nenhuma da realidade...nao cogita esse lance de casamento entre vcs nao..pelo menos nao ate vcs dois terem maturidade o suficiente pra entender que casamento é para a vida toda...

Conclusao: Eu acho que voce e sua namorada nao tem que pensar em ministerio de louvor e ministerio de criancas..ate pq agora toda a atencao tem q ser dada ao filho de voces..que mesmo nessa situcao nao podemos negar que é um presente de Deus...ande mais lado a lado com o seu pastor que no devido tempo..Deus te recompensara e ate la..vc vai se preparando em casa...em eventos evangelisticos...adorar e ministrar a Deus nao é somente em um pulpito de igreja..mas é nas ruas..pracas...busque a presenca de Deus..para que no futuro nao muito distante..voce possa oferecer um casamento saudavel a sua namorada e um lar pro seu filho...busque se fortalecer na palavra de Deus e no contato com o Espirito Santo pra ele mudar e moldar vc..sua namorada e seu filho.
Eu creio que tudo isso que aconteceu fez voce enxergar ainda mais o amor de Deus pela sua vida..e lembre-se "VOCE É FRUTO DE SUAS ESCOLHAS".

No amor de Cristo...Donruy

josivan lima disse...

A doutrina cristã protestante não aceita sexo antes do casamento,então se é doutrina devemos respeitar.
o jovem deve sepreservar, como a Biblia diz. Existem muitas pessoas que fundam seus ministérios por insastifação, e a maioria é porque não aceita a doutrina da igreja, isso é errado, porque, Jesus veio a esse mundo falar apenas de uma lei, se devemos seguir a lei de Deus então porque o homem quer fazer modificações em algo que não pode ser feita? mudar de igreja apenas pelo fato de não se sastifazer com doutrina dela é pecado e palavra de Deus diz que aquele que acrescenta pelo menos o tio na palavra da lei que Deus deixou vai ser rel do fogo do inferno. agora se muitas pessoas andam pregando palavras que não condiz com as escrituras sagradas ele vai resolver no dia do juizo final. o senhor diz pra as pessoas serem santos assim como ele é santo e não se acostumas com as coisas desse muno. o sexo fora do casamento é pecado , para saberem mas disso só é preciso comprar uma Biblia e ler o livro de levitico , que lá voce vai encontra tudo que pode acontecer no casamento e fora dele. mas referencias leia o livro de atos e romanos, que lá o apostolo paulo vai admoestar todos a respeito do casamento. é melhor ler a Biblia do que estar seguindo lei de pastores que não querem a mimima pela palavra no juizo final eles vão resolverem isso com o juiz que não enrola ninguem. leia a biblia e lá voce encontra resposta para todas as suas duvidas.