MUSICO EVANGELICO E MUSICA SECULAR - SERA QUE PODE?

3 de abr. de 2011

Esse é um dos temas polêmicos que de fato nunca terá fim. A final de contas: 


É pecado um músico evangélico tocar musicas secular?




Bem, minha resposta hoje seria: “depende”. No meu ponto de vista o pecado não está em cantar musicas secular.

Pra mim o pecado está no conteúdo do que se canta. Seja na musica gospel ou na música secular. Sim! Existe pecado nas musicas gospel também! Partindo do princípio de que se pregarmos algo (eu disse “se”) que de fato não existe na bíblia (nossa regra de fé e prática), estamos mentindo. Se ao mentirmos, pecamos, pode existir pecado nas musicas gospel sim.

Por outro lado, a música secular é de fato em sua maioria, um poço de contradições bíblicas. Logo, é muito difícil hoje em dia encontrar alguma música que sirva para ser cantada por músicos gospel. Isso não significa que não exista música secular que possa ser cantada e interpretada naturalmente por músicos evangélicos. O amor (por exemplo) é um dos temas mais abordados nas músicas de hoje. O amor não é um privilégio só dos cristãos. Logo, pode ser inspiração para muitas músicas secular.

O fato é que o que define “pecado ou não” é a sua postura em relação ao que você vive e canta. Independente de religião, o ser humano deve ter princípios éticos e morais. Logo, se vc ama a Deus sobre todas as coisas e ama ao seu próximo como a si mesmo, você automaticamente não se sentirá bem em cantar algo que venha a denegrir a imagem ou a moral de ninguém. O pecado não está na musica secular! O pecado está em cantar coisas que o conteúdo seja contra aos princípios bíblicos.
Mas Ouvir musica Secular, Pode?



Vivemos no tempo da graça, dias nos quais o Espírito de Deus está sobre a igreja, edificando as vidas e concedendo-lhes discernimento para agirem em conformidade com a vontade de Deus em todos os aspectos.  A vida santa e pura (“...santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”. Hb 12.14) nos habilita a desfrutarmos de intimidade com Senhor e na renovação de nossa mente, comungando as mesmas idéias e princípios.  É o campo preparado para o agir do Espírito Santo que nos faz sentir a conveniência ou não de algumas ações.
É evidente que não encontraremos na Bíblia um versículo que aborde o tema, até mesmo, pela inexistência de tais situações. Paulo escrevendo aos irmãos de Corinto, disse: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas”. (1Co 6.12) Aqui está a sabedoria do servo, ao deixar o Espírito Santo falar ao coração. A nossa escolha é pela licitude das obras, boas obras “mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação”. . (1Pe 2:12)

Façamos uma reflexão:

Ouvir música secular edifica a vida? Muito pouco provável! Na verdade, as letras de tais músicas geralmente exploram temas como: erotismo, sexualidade, ilusões, espiritualidade, mentira, etc. mensagens que destoam dos princípios de Deus. Muitos artistas, falam abertamente de pactos celebrados com entidades, visando o sucesso. O servo de Deus não pode compactuar-se de forma alguma com o mundo. Há também a questão do testemunho. Será lícita esta prática? Jesus teria prazer em nelas?

Irmãos é preciso aprender a analisar e avaliar tudo que tem acesso à vida e que enche a mente, seja através dos olhos e ou dos ouvidos. Se a tua mente está cheia de letras de música mundanas e cenas de novelas e filmes a tendência lógica é a pratica de tais ensinamentos. O Senhor Jesus nos alertou quanto a isto, veja: “Porque a boca fala do que está cheio o coração”.  (Mt 12.34). É preciso humildade e santidade para reconhecer esta verdade e guerrear contra a carne, sujeitando-a totalmente a Deus. O viver precisa ser um testemunho vivo da glória de Deus. “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”. (Mt 5:16)
A vida do homem, não pertence a Ele mesmo, sim a Deus, que o santifica e o transforma em morada do Espírito Santo (“Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus”. 1Co 6.19); É lícito encher esta morada santa com as coisas impuras deste mundo?  Deus chamou o homem e o separou para toda boa obra, para que nas suas ações Ele seja glorificado.
O que deve ocupar a mente do servo?

“Irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco”.
(Fp 4.8,9)  O homem segundo o coração de Deus observa os Seus princípios e sempre está com a porta da vida fechada para o diabo e suas más obras, que habilmente, entra pelos lares.
Afinal é pecado ouvir música secular? Após a leitura desta mensagem, tenho plena convicção que o Espírito Santo falou a teu coração e você sabe qual a resposta.

“Ao Rei eterno, imortal e invisível, o único Deus—a ele sejam dadas a honra e a glória, para todo o sempre! Amém!” (1Tm 1.17)


3 comentários:

DenisWantuil disse...

Vamos começar separando as coisas .
Venho falar como Músico e como Cristão :

Separar que existem obras:

Da Carne
De Deus
Do Diabo

E para começarmos a entender melhor essas coisas de música secular e dentre outros assuntos parecidos, devemos entender tambem, que, TUDO o que você for analisar como Cristão deve-se tambem lembrar que vivemos no meio de CULTURA, e nunca se esqueça disso, isso é o que determina na maioria das vezes se algo é pecado ou não como por exemplo esses assuntos em que a Bíblia não tem algo direto.

Bom a Bíblifala que devemos reter aquilo que é bom e nos abstender de toda forma do mal... Isso serve tanto para as coisas seculares da vida como para as coisas da igreja (ja que vivemos em um tempo de muita enganação), sendo assim, não só a música secular mas como todas as coisas que você for fazer deve-se analisar e reter as coisas boas;

Devemos parar com a hipocresia de achar que as pessoas que não são Cristãs não têm algo de bom para oferecer, e como o Ruy escreveu: - Antes de ser Cristão ou não as pessoas devem ter carater e princípios, sendo assim, podem sim vir coisas boas de pessoas não convertidas ao cristianismo.

Segunda coisa que devemos entender:

Se queremos ser tão santos então vamos fazer as coisas certas, e dar a Deus o que é de Deus. Quantas vezes reclamamos nas nossas igrejas que não gostamos de quando toca tal louvor? Quantas vezes reclamamos de algo que se refere ao culto e principalment na parte do louvor?

Entenda algo caro leitor, o Louvor e seu Culto num total, NÃO É PARA VOCÊ E SIM PARA DEUS !!! Sendo assim, todo quanto é tipo de louvor e de culto a Deus não deve ser aceitável por você e nem por mim. Se queremos ser santos dizendo que é pecado ouvir música secular, então devemos nos santificar e não pegarmos para nós o que é de DEUS.

3ª LUCROS COM ALGO DE DEUS

Vejamos, o levita (músico) é inspirdo por Deus, ou pelo menos deve ser, e tudo o que ele faz, é por Deus e para Deus, a Bíblia diz que se você recebe algo de Deus de Graça, então de de graça. Deus inspira o músico a escrever a letra do louvor, e por misericórdia de Deus as pessoas são tocadas por esse louvor e são Salvas e São Libertas e po aí vai...

Não seria abuso da parte de nós homens querer LUCRAR em cia de um CD ou um Livro que foi inspirado por revelação de DEUS ???
Aí você me pergunta: - Mas e eu, vou viver de que? e eu te respondo: - Jesus até seus 30 anos era carpinteiro e JA PREGAVA na sinagoga, ele trabalhava, e por isso eu te digo, que se você se sustentacom lucros em cima de um Dom que DEUS te deu, reveja seus conceitos !!!

E a santidade nestas horas, fica a onde, e se você está lendo isso e achando um absurdo, só lamento...
Não estou dizendo aqui que você deva reproduzir CDs e DVDs e livros e dar de Graça para as pessoas, mas sim que se for cobrar algum valor, QUE SEJA O DE CUSTO !!! Isso sim é amor à OBRA , Não Tirar vantagens sobre algo que não é seu e que você não pagou por isso ...


Mas voltando à música secular...

O cristão não pode ouvir música secular, mas ele assiste novelas e filmes onde ele não percebe, mas SEMPRE existe uma trilha sonora, que é pior que você ouvir uma música secular propositalmente. Por Quê ? Porque quando você escut uma música secular você procura Letras e Cantores que sejam pessoas de direito, e ja na trilha sonora muitas vezes você nem sabe quem está cantando.


Se fosse falar tudo sobre esse assunto, certamente ficaria dias aqui falando.

Resumindo , você pode sim ouvir músicas seculares des de que você saiba o que está ouvindo; É como comida, você sabe o que te faz bem , e o que não cai bem no seu estômago !!!

Abraço a Todos eQue Deus Ilumine a cada u de vocês !!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu acho que não é pecado, desde que se saiba o que está ouvindo. E, convenhamos: Acho que da música secular , menos de 1% são adequadas pra se ouvir. Existem músicas que são lindas,porém, nelas sempre existem ao menos uma palavra que faça com que ela contamine a mente dos ouvintes.