Caso Luciano Huck - Ajuda ou autopromocao?

29 de jan. de 2011

A exploração da tragédia: o caso Huck

A marota forma de ajuda de Luciano Huck
"Sinceramente, não sei o que pensar sobre isso. Peço a sua ajuda caro leitor de meu simples blog."
Luciano Huck é sócio do Peixe Urbano, um site de compras coletivas. Em dezembro último, o apresentador da Globo usou o Twitter para tentar bater o recorde de vendas de cupons no site:
le="margin-top: 0.5em; margin-bottom: 0.9em;">"O apresentador Luciano Huck – agora sócio do site de compras coletivas Peixe Urbano - usou pela primeira vez o Twitter para impulsionar a venda de cupons de desconto – e quase conseguiu o que queria: superar o recorde de vendas do site."
Ontem, ele postou esta mensagem no Twitter:
Luciano Huck
"Quer ajudar, e muito, as vítimas da serra carioca [sic]. Via @PeixeUrbano, vc compra um cupom e a doação esta feita. http://pes.ca/gZ2Ibb"
A compra dos cupons, segundo o site, reverterá em benefício de duas ONGs que estão ajudando as vítimas das enchentes. Parece bonito, mas não é.
Primeiro, é necessário ir ao site do negócio de Luciano.
Depois, é preciso se cadastrar no site. E então comprar um ou mais cupons de R$10,00.
Ganha Luciano porque divulga o seu negócio (mais de 7.000 RTs até agora), cadastra milhares de novos usuários em todo o Brasil, familiariza esses usuários com os procedimentos do site, incentiva o retorno e aumenta absurdamente o número de cupons vendidos – alavancando o Peixe Urbano comercial, financeira e mercadologicamente. Além do ganho de imagem por estar fazendo um serviço público (li vários elogios nos RTs).
Sabe-se lá como será contabilizado ou fiscalizado o total recebido como doação e repassado para as duas organizações parceiras. O usuário não tem nem terá acesso a esses dados internos.
Supondo que todo o montante arrecadado chegue às vítimas, se for mesmo o que estou entendendo, trata-se da mais sórdida exploração da desgraça alheia que já presenciei em toda a minha vida.
As pessoas que estão doando seu dinheiro, seus produtos, seu tempo, suas habilidades e sua atenção aos desabrigados e às vítimas não estão pedindo nada por isso, não estão ganhando nada com seu gesto de solidariedade, não estão usando essa tragédia para obter nenhuma forma de lucro pessoal. Fazem o bem porque são humanas, ficaram chocadas com as imagens e as informações, se sensibilizaram com o sofrimento alheio. Ajudam por solidariedade, empatia e até por desespero.
E a maioria delas não tem quase nada na vida, em comparação com o apresentador da Globo.
De todas as iniciativas já divulgadas até o momento, só a de Luciano Huck visa primeiramente ao lucro pessoal, para depois, secundariamente, resultar numa ajuda social.
Quando um tsunami matou 200 mil pessoas no sudeste da Ásia, em 2004, recebi um e-mail de um escritor inglês pouco conhecido, no qual se fazia a oferta: "Compre um dos meus livros, e eu doarei 30% do valor para as vítimas da tragédia". Saí da lista do explorador barato na hora, mas a favor dele contava o número reduzido de destinatários da mensagem.
Luciano Huck tem 2.600.000 seguidores no Twitter: é este o público-alvo do seu apelo interesseiro. Pode não bater o recorde de cupons, desta vez, mas temo que tenha batido o recorde da safadeza. Aceito argumentos que me provem o equívoco dessa suspeita.
Depois dos R$24 milhões entregues pelo Estado à Fundação Roberto Marinho, dinheiro originalmente destinado à contenção de encostas e às obras de drenagem, mais esta. Turma da Globo, vocês pensam que estão apenas lucrando com as águas, mas na verdade podem estar brincando com fogo.
Enviado por luisnassif, dom, 16/01/2011 - 10:08
Não quero aqui, ostentar nenhuma discórdia entre certo e errado, ou posicionar a motivação do coração deste homem global que abrilhanta as tardes de sábado e que nos posts anteriores deixei expresso o pedido de ajuda que o Luciano huck fez em pról do Rio de Janeiro, mas também não tiro a razão pelo artigo ao qual este saudoso jornalista Luis Nassif em site blog, quero aqui apenas deixar a um recado aos meus leitores, julgar não nos faz maiores e melhores que os outros e nem discernir se a atitude foi em pról da solidariedade ou se foi para autopromoção, visando apenas o lucro em cima de uma situação tão catastrófica em nosso país. Mas quero aqui salientar aos leitores que as nossas ações estão ligadas ao nosso coração, e é através dele que nos motivamos a fazer ou a executar algo, caso o nosso coração vise apenas a autopromoção, a recompensa será proposta da mesma forma, tanto para o bem quanto para o mal, e se a intenção foi para a ajuda, a solidariedade daquele povo, a recompensa será atribuída da mesma forma, tanto para o bem quanto para o mal. Trouxe apenas esse texto para que possamos refletir, é claro que o apresentador Luciano poderia ter feito da maneira mais correta que é fornecendo os números das contas das ONG'S das quais ele afirma que é para  onde o dinheiro vai, mas ele optou pelo seu site e dai vai...como vocês leram acima. Não nos deixemos tomar a forma dos padrões que o BBB trouxe para dentro de nossas casas, que o poder de julgas as pessoas da forma que convém a cada um, mas vamos tomar a forma certa, que é o Amor ao Próximo, sem julgamentos ou sem querer levar vantagem em cima das pessoas, não sejamos e nem nos façamos semelhantes com a iniquidade dos outros. Paz pra todos


3 comentários:

Unknown disse...

Muito estranha a iniciativa do Luciano Hulk.

Pelo que eu li, posso resumir tudo isso em pura

jogada de marcketing.

Mas aí vai de cada um cair nessa ou não né?

Denise disse...

Concordo sim que exista a auto-promoção em uma situação como esta. Porém, quem nunca viu uma promoção no mercado: "leve tantos pacotes de tal mercadoria e vc estará ajudando os necessitados de tal lugar..."
Luciano não é o 1º e nem será o último, e em qualquer uma dessas "campanhas" não teremos acesso a realidade, se foi feita ou não a benfeitoria.
Nesse mundo capitalista em que vivemos, cabe mais um vez a cada um acreditar ou não e participar ou não.
Sendo assim, deixou uma pergunta no ar, quem garante que a doação feita sem campanha publicitária, aquela que vc leva o mantimento em postos de coleta, chega onde deveria chegar?
Esse é o mundo em que vivemos!
Graça e Paz a todos!

Unknown disse...

Não me surpreendo com mais nada nessa terra.Porem nós cristãos no intuito de não cometer falhas temos q nos posicionar comedidamente pq at então são suposições.E como sensatamente comentou nossa irmã anteriormente ele não é o unico q quer se auto promover. Ontem vi no programa Raul Gil ele tambem fez algumas perguntas pra uma menina que se apresenta no programa dele e foi vitimada pelos acontecimentos das chuvas então me questionei,Se ele realmente se sensibiliza tanto com a situação dessa criança por que tantas perguntas sendo q foram momentos de pavor pra ela e ele com certeza já tem conhecimento deles?É complicado queridos!
(1 Coríntios 4:5) “Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas e manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá de Deus o louvor”.
Paz!!
Deus abencoe!